
Onde está o ar mais poluído?
Nas grandes cidades, não se respira nada bem… Mas, mais espantoso, é que o ar das nossas casas, escolas e jardins está muito poluído. Qual é a solução? Todos nós podemos fazer algo para que o ar seja respirável.
Em casa
O ar está mais poluído dentro de casa que no exterior, inclusivamente na cidade. Os poluentes são gases emitidos pelos materiais de construção e de decoração, pelos produtos de higiene e pelos perfumes. Nós passamos em média 16 horas por dia em casa. A palavra de ordem é arejar. Abrir as janelas, para que os poluentes se dispersem, e entre o ar puro e saudável.
Na escola
Colas, marcadores, giz, esponjas para apagar e até os computadores emitem compostos orgânicos voláteis (COV), essas moléculas que degradam o ar interior que respiramos. As leis deviam obrigar os estabelecimentos escolares a medir o COV nas salas de aula fechadas e cheias de alunos. Em alguns países está prevista esta medição.
O que respiramos?
Por dia, cada um de nós respira aproximadamente 14.400 litros de ar, o equivalente a 10 litros de ar por minuto. Este ar é composto por 78% de azoto, 21% de oxigénio, 1% de gás e de partículas finas. É neste 1% que se encontra a poluição do ar, tão prejudicial para a saúde.
No automóvel
O dióxido de carbono e as partículas finas, emitidas pelos motores dos veículos, são os principais poluentes ligados aos meios de transporte. O ar no interior dos automóveis tem geralmente um alto grau de poluição. A solução consiste em abrir as janelas. Nas viagens de longo curso, é bom parar
de vez em quando, para respirar o ar puro do campo e também para arejar o carro.
Nos campos e jardins
Os pesticidas espalhados nos campos para obter boas colheitas, e também as partículas que se levantam quando se trabalha a terra, assim como o amoníaco, são os principais poluentes emitidos pela agricultura. Os jardins têm um grau de poluição médio. Alguns jardineiros utilizam pesticidas
em quantidade exagerada, que são poluentes.