
O Dia de Colombo, da Raça, da Hispanidade... O que se celebra hoje?
Hoje celebra-se o dia da chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo que é o continente americano. Um pouco por toda a América Latina celebra-se este dia, com nomes diferentes - Dia da Raça, Dia da Hispanidade e em Espanha é dia da Festa Nacional.
Quem é Cristóvão Colombo?
Cristóvão Colombo é muitas vezes retratado como o primeiro navegador europeu a navegar até ao continente Americano. Diz-se que ele é mesmo o descobridor do Novo Mundo, o que deixa algumas dúvidas. Existem provas que foram os Vikings os primeiros exploradores do Atlântico. Para além do mais, a terra era ocupada pela população indígena, que já habitavam na América bem antes de Colombo lá ter chegado.
A mando do Rei Fernando de Espanha, em outubro de 1492 Colombo desembarca no que se chama agora Ámerica. Mas diz a história que Colombo aterrou no que se chama agora Bahamas por acaso. O intuito era ir até à Índia, descobrir as especiarias e o ouro daquela região. Mais tarde, Colombo chegou a Cuba e acreditava que era a China; Em dezembro, a expedição encontrou Hispaniola, que ele achou ser o Japão, mas afinal era uma ilha perto de Porto Rico. Lá, estabeleceu a primeira colónia espanhola nas Américas com 39 dos seus homens.
Em março de 1493, Colombo voltou para a Espanha em triunfo, com ouro, especiarias e cativos "indianos". O explorador atravessou o Atlântico várias vezes mais antes de sua morte em 1506. Não foi até a terceira expedição marítima que Colombro percebeu que não havia chegado à Ásia, mas que havia tropeçado num continente anteriormente desconhecido para os europeus.
Dia da Raça
A descoberta da diversidade no continente americano fez com que a Celebração do Dia do Colombo começasse em São Francisco, em 1869. Começando por celebrar a herança ltalo-Americana (porque Colombro tinha ascendência italiana), mais tarde, no século XX, a segunda segunda-feira de Outubro passou a ser um feriado nacional nos EUA.
Na América Latina, celebra-se o Dia da Raça, como uma forma de recordar a descoberta da imensa diversidade que tem este continente e celebrar a diferença, descoberta por Colombo.
Marcações: Valores, EUA , História, América Latina, Espanha, Raça, Descobrimentos