
Mas afinal posso comer pão ou não?
Os médicos ingleses dizem que The Whiter the Bread, the sooner you're dead. Não faltam vozes na Internet que nos digam para deixar de comer pão, com imensos argumentos, mas será que é verdade?
Os hidratos de carbono dão ao corpo a gasolina que precisamos para o dia. Grande parte da riqueza nutricional do pão está na quantidade de hidratos de carbono que tem.
As escolhas mais saudáveis de hidratos de carbono estão na fruta, vegeitais, feijão e nos grãos minimamente processados. Estes alimentos fornecem também ao nosso organismo vitaminas, minerais e fibras.
Aquele pão de forma que se compra no supermercado é feito de farinha altamente processada e refinada, com hidratos de carbono simples. Isto significa que são facilmente digeridos pelo teu organismo, sem grandes benefícios. Os hidratos de carbono altamente processados, como o pão branco, massas refinadas, bolos, donuts e algumas bolachas são absorvidos rapidamente e dão uma rápida onda de energia. Eles fazem com que o açúcar no sangue cresça logo depois de comer e, por falta de fibra, não nos sentimos cheios. Sentimos assim ainda mais vontade de comer, especialmente quando o açúcar no sangue cai.
Então o que devo comer?
Para garantir que tens os nutrientes necessários ao teu crescimento é o consumo de pão feito de farinha pouco refinada. Encontras isto no pão integral, de mistura... Resumindo: quanto mais escuro, melhor!
Ricos em fibra, este tipo de pão ajudam o teu aparelho digestivo a funcionar melhor e a dar-te a energia necessária para fazeres as tuas atividades diárias. Como é feito a partir de farinha pouco refinada, a absorção feita pelo nosso organismo é mais lenta, fazendo com que te sintas ainda mais saciado ao longo do dia.
Na adolescência, é importante que não prescindas dos nutrientes fornecidos pelo pão, uma vez que são necessários ao teu crescimento. Mesmo se és alérgico ao glúten, hoje tens disponível pão sem glúten, igualmente nutritivo e disponível no supermercado.
Não deves no entanto, comer mais do que um pão por dia. Opta por outros alimentos que forneçam os mesmos nutrientes, como uma peça de fruta ou então uma boa salada a acompanhar o almoço.
Marcações: Saúde , Corpo, Alimentação, Adolescência, Pão, Digestão, Nutrientes, Vitaminas