Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

11 de Setembro: O que fica, 16 anos depois?

0
0
0
s2sdefault

No dia 11 de setembro, pouco depois das 13h (hora portuguesa), o mundo parou com as imagens de um avião a embater nas Torres Gémeas, em Nova Iorque. 

 

Se calhar ainda não eras nascido quando isto aconteceu, mas podes perguntar à tua família onde estavam neste dia e eles de certeza ainda se lembram, quase como se tivesse sido ontem. Não existiam redes sociais na altura nem telemóveis com câmara fotográfica, mas o sofrimento dos americanos foi sentido em todo o mundo. 

No dia 11 de setembro de 2001 viu-se o resultado de uma operação de 19 terroristas fiéis à Al Qaeda de Osama Bin Laden. Ocupando quatro aviões comerciais, dois deles embateram nas Torres Gémeas, um outro no Pentágobo, a Sede do Departamento de Defesa dos EUA. O quarto avião caiu num campo aberto na Pensilvânia. Os passageiros ainda tentaram recuperar o controlo da aeronave, mas mesmo assim, nenhum dos tripulantes dos quatro aviões conseguiram sobreviver.

Ao todo, perderam-se 3000 vidas, vidas essas que são recordadas todos os anos no Ground Zero, o Memorial do 11 de Setembro, no local onde existiam as Torres Gémeas (o local da imagem deste artigo).

102 minutos foi o tempo necessário para fazer colapsar os 110 andares das duas torres. O impacto do desmoronamento foi tão grande que atingiu 10 grandes edificos que estavam na mesma zona. A forma como desmoronaram as Torres Gémeas fez com que, ainda hoje, estejam 1112  vítimas ainda por identificar.

16 anos depois, milhares de pessoas continuam a sofrer efeitos na saúde, porque com o desmoronamento libertaram-se uma enorme quantidade de agentes cancerígenos no ar de Manhattan. Bombeiros, polícias, paramédicos, ao todo 3700 sobreviventes foram diagnosticados com cancro devido ao atentado. 

Este atentado fez com que os países passassem a encarar o terrorismo como uma séria ameaça. Os check-in nos aeroportos passaram a demorar mais tempo, as malas são revistadas mais do que uma vez, as fronteiras são muito mais controladas. Mesmo nas relações entre pessoas, passou a existir uma maior desconfiança em relação a quem não acredita nas mesmas coisas, ou então não tem a mesma opinião. 

Um estudo do Consórcio norte-americano para o Estudo das Causas e Consequências do Terrorismo diz que se contam quase 5 mil atentados desde o dia 11 de setembro de 2001 até ao dia 31 de dezembro de 2016.  Iraque, na Síria, no Afeganistão, na Nigéria, na Tunísia, na Líbia, e mais perto de nós em França, na Bélgica, no Reino Unido, na Alemanha, na Suécia e aqui mesmo ao lado, em Espanha.

Não penses que o que aconteceu é apenas uma questão religiosa ou política.  Não se trata de religião ou política, mas sim de maldade humana.

Se sentes curiosidade com o que aconteceu neste dia, esta lista do IMDB tem diferentes filmes que poderás ver. Deixamos-te o trailer de um deles, que conta a história dos bombeiros que ajudaram a resgatar pessoas dos edifícios:

Marcações: Valores, Religião, EUA , Saúde , Europa, Cinema, Terrorismo, Violência, Segurança, Doenças, Ataques, Poltica

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.