11 de Setembro: O que fica, 16 anos depois?

0
0
0
s2sdefault

No dia 11 de setembro, pouco depois das 13h (hora portuguesa), o mundo parou com as imagens de um avião a embater nas Torres Gémeas, em Nova Iorque. 

 

Se calhar ainda não eras nascido quando isto aconteceu, mas podes perguntar à tua família onde estavam neste dia e eles de certeza ainda se lembram, quase como se tivesse sido ontem. Não existiam redes sociais na altura nem telemóveis com câmara fotográfica, mas o sofrimento dos americanos foi sentido em todo o mundo. 

No dia 11 de setembro de 2001 viu-se o resultado de uma operação de 19 terroristas fiéis à Al Qaeda de Osama Bin Laden. Ocupando quatro aviões comerciais, dois deles embateram nas Torres Gémeas, um outro no Pentágobo, a Sede do Departamento de Defesa dos EUA. O quarto avião caiu num campo aberto na Pensilvânia. Os passageiros ainda tentaram recuperar o controlo da aeronave, mas mesmo assim, nenhum dos tripulantes dos quatro aviões conseguiram sobreviver.

Ao todo, perderam-se 3000 vidas, vidas essas que são recordadas todos os anos no Ground Zero, o Memorial do 11 de Setembro, no local onde existiam as Torres Gémeas (o local da imagem deste artigo).

102 minutos foi o tempo necessário para fazer colapsar os 110 andares das duas torres. O impacto do desmoronamento foi tão grande que atingiu 10 grandes edificos que estavam na mesma zona. A forma como desmoronaram as Torres Gémeas fez com que, ainda hoje, estejam 1112  vítimas ainda por identificar.

16 anos depois, milhares de pessoas continuam a sofrer efeitos na saúde, porque com o desmoronamento libertaram-se uma enorme quantidade de agentes cancerígenos no ar de Manhattan. Bombeiros, polícias, paramédicos, ao todo 3700 sobreviventes foram diagnosticados com cancro devido ao atentado. 

Este atentado fez com que os países passassem a encarar o terrorismo como uma séria ameaça. Os check-in nos aeroportos passaram a demorar mais tempo, as malas são revistadas mais do que uma vez, as fronteiras são muito mais controladas. Mesmo nas relações entre pessoas, passou a existir uma maior desconfiança em relação a quem não acredita nas mesmas coisas, ou então não tem a mesma opinião. 

Um estudo do Consórcio norte-americano para o Estudo das Causas e Consequências do Terrorismo diz que se contam quase 5 mil atentados desde o dia 11 de setembro de 2001 até ao dia 31 de dezembro de 2016.  Iraque, na Síria, no Afeganistão, na Nigéria, na Tunísia, na Líbia, e mais perto de nós em França, na Bélgica, no Reino Unido, na Alemanha, na Suécia e aqui mesmo ao lado, em Espanha.

Não penses que o que aconteceu é apenas uma questão religiosa ou política.  Não se trata de religião ou política, mas sim de maldade humana.

Se sentes curiosidade com o que aconteceu neste dia, esta lista do IMDB tem diferentes filmes que poderás ver. Deixamos-te o trailer de um deles, que conta a história dos bombeiros que ajudaram a resgatar pessoas dos edifícios:

Marcações: Valores, Religião, EUA , Saúde , Europa, Cinema, Terrorismo, Violência, Segurança, Doenças, Ataques, Poltica

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias