
"OlhóEclipse!"
Hoje podes assistir ao eclipse parcial do sol, das 19h45 às 20h22. Durante este eclipse, o Sol parece desaparecer. O que se passa?
Os eclipses solares e lunares são fenómenos astronómicos que têm estado envoltos em mitos e lendas ao longo de toda a história. Na China antiga, por exemplo, acreditava-se que os eclipses solares ocorriam quando um dragão celestial devorava o Sol. A palavra Chinesa para designar eclipse, chih, significa mesmo comer.
Os eclipses solares são muito raros. A maioria das pessoas nunca irá ver um, uma vez que os eclipses solares são apenas visíveis a partir de zonas da Terra relativamente pequenas, num dado momento. Os eclipses solares e lunares têm causas ligeiramente diferentes: durante um eclipse solar, nós estamos na sombra. Quando a Lua passa exatamente em frente ao Sol, projecta uma sombra sobre a Terra. Uma vez que o tamanho aparente da Lua é tão mais reduzido do que o do Sol, esta sombra só será vista numa área reduzida da Terra.
Para compreender isto, estica o teu polegar em frente ao Sol, de forma a ficar totalmente coberto. Os teus olhos estão na sombra do polegar, mas isso não afecta a pessoa que está ao teu lado, uma vez que não estão na mesma sombra. A partir do momento em que a Lua se move directamente entre a Terra e o Sol, instala-se um crepúsculo assustador, que faz com que os animais fiquem confusos. O ar arrefece e, durante o eclipse total, a Lua apresenta-se como um disco negro no céu rodeado por uma coroa de fogo.
Esse fogo é na realidade o Sol por trás da Lua; à medida que a Lua passa, regressa o brilho total do Sol. Em Portugal a cobertura máxima do Sol será de 19%.
Fica com este vídeo da National Geographic que explica melhor este fenómeno. Podes sempre escolher legendas em português, não te esqueças!