
Bicicletas com filtros de ar poluído começam a rolar na China no final do ano
Qualquer imagem mental que tenhas da China, apostamos contigo que na sua maioria as pessoas aparecem com máscaras devido aos elevados níveis populção. Como já tínhamos dito, respirar o ar da China durante seis dias equivale a fumar um cigarro.
Mas as coisas parecem estar a mudar e a esperança de muitos cientistas é que a população consiga andar de bicicleta sem as máscaras. Uma descoberta de uma empresa holandesa chamada Studio Roosegaarde fez uma parceria com uma startup de bikesharing - OFO , de forma a que pudessem desenvolver um novo modelo que conseguisse recolher o ar poluído, purificá-lo e libertar à volta do ciclista.
Numa conferência TED, as bicicletas livres de poluição atmosférica fazem parte da estratégia verde de ambas as empresas. Já no ano passado, revelaram uma torre capaz de purificar 30,000 metros cúbicos de air a cada meia hora. Todos os resíduos capturados,são transformados em acessórios de moda, como anéis ou botões de punho. Tens aqui o exemplo de um anel feito a partir do ar poluído de Pequim.
Com a frota de 6,5 milhões de motos em mais de 150 cidades e 3 milhões de utilizadores diários só em Pequim, Roosegaarde espera que as suas bicicletas purificadoras de ar possam ter um impacto duradouro na melhora da poluição do ar mortal em todo o mundo. A empresa baseia-se no sucesso recente da Smog Free Tower. Um recente estudo do professor da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Bert Blocken, mostrou que a criação da Roosegaarde efetivamente reduziu a poluição até 45% a 20 metros do chão.
O protótipo desta bicicleta vai ser apresentado em Pequim no final deste ano.
Marcações: Ambiente