Bicicletas com filtros de ar poluído começam a rolar na China no final do ano

0
0
0
s2sdefault

Qualquer imagem mental que tenhas da China, apostamos contigo que na sua maioria as pessoas aparecem com máscaras devido aos elevados níveis populção. Como já tínhamos dito, respirar o ar da China durante seis dias equivale a fumar um cigarro. 

Mas as coisas parecem estar a mudar e a esperança de muitos cientistas é que a população consiga andar de bicicleta sem as máscaras. Uma descoberta de uma empresa holandesa chamada Studio Roosegaarde fez uma parceria com uma startup de bikesharing - OFO , de forma a que pudessem desenvolver um novo modelo que conseguisse recolher o ar poluído, purificá-lo e libertar à volta do ciclista.

Numa conferência TED, as bicicletas livres de poluição atmosférica fazem parte da estratégia verde de ambas as empresas. Já no ano passado, revelaram uma torre capaz de purificar 30,000 metros cúbicos de air a cada meia hora. Todos os resíduos capturados,são transformados em acessórios de moda, como anéis ou botões de punho. Tens aqui o exemplo de um anel feito a partir do ar poluído de Pequim. 

Com a frota de 6,5 milhões de motos em mais de 150 cidades e 3 milhões de utilizadores diários só em Pequim, Roosegaarde espera que as suas bicicletas purificadoras de ar possam ter um impacto duradouro na melhora da poluição do ar mortal em todo o mundo. A empresa baseia-se no sucesso recente da Smog Free Tower. Um recente estudo do professor da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Bert Blocken, mostrou que a criação da Roosegaarde efetivamente reduziu a poluição até 45% a 20 metros do chão.

O protótipo desta bicicleta vai ser apresentado em Pequim no final deste ano. 

Marcações: Ambiente

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.