
Um processo por causa desta fotografia? Sim, é possível!
Vivemos num mundo estranho? Sim, provavelmente já sabias, e lamentamos informar-te, mas esta história só mostra o quão louco anda o mundo.
A fotografia deste artigo é de 2011, altura em que David Slater viaja para a Indonésia e passou vários dias com animais. O fotógrafo decidiu que seria um projeto interessante ensinar os macacos a tirarem as suas próprias fotografias (ainda não existia a palavra selfie na altura). "Foi preciso o meu conhecimento, a minha presença, suor e angústia", explicou em várias entrevistas.
As imagens ficaram famosas e Slater chegou a ganhar algum dinheiro. No entanto, a partir de 2014 a Wikipedia e diversos sites passaram a usar a fotografia sem permissão. David ainda tentou lutar pelos seus direitos, mas os sites respondiam apenas que os autores dessas fotografias eram os próprios macacos e não ele.
Para aumentar ainda mais o drama desta situação, em 2015, a PETA iniciou um processo para que o dinheiro das imagens fosse revertida em prol do primata. Desde então, a disputa segue.
"Qualquer sonha com uma fotografia como esta", disse Slater. "Se todos me dessem 1 libra por cada vez que usassem minha foto, provavelmente eu teria 40 milhões de libras no meu bolso", completou.
Ainda que os tribunais tivessem decidido no ano passado que os animais não estavam cobertos pela lei de direitos de autor, a batalha judicial continua e David diz estar falido. Não conseguiu comparecer à última audiência por não ter dinheiro para a viagem.
Numa recente entrevista ao The Guardian, o fotógrafo diz que para poder sustentar a sua família está a tentar ser treinador de ténis. "Também estou a pensar em passear cães para ganhar a vida."
Uma imagem vale mais do que mil malucos neste caso, certo?
Marcações: Valores, Animais, Fotografia