Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Previsões que se concretizam

0
0
0
s2sdefault

Já ouviste falar de Bill Gates? Talvez fazendo um esforço de memória consigas lembrar-te. E se perguntares aí em casa decerto te vão dizer: “sim, claro que sei quem é!”

Este nome está bastante ligado ao mundo das tecnologias e é sobretudo conhecido por ter sido um dos fundadores da Microsoft. Sim, aquela empresa gigante que com alguma probabilidade é a responsável pelo sistema operativo que estás a usar.

O que te queria mesmo dizer é que em 1999 o livro Negócios @ velocidade do pensamento foi publicado por Bill Gates. E no livro foram feitas uma série de afirmações (as tais previsões) sobre o uso da tecnologia. Posso garantir-te que naquela altura grande parte do que estava escrito parecia super futurista, um conjunto de coisas que só na imaginação de alguns seriam realidade. Para ti que estás a ler isto com o telemóvel na mão enquanto caminhas pela rua ou enquanto estás sentado no sofá a ver televisão, talvez o que te vou dizer não pareça novidade nenhuma, quanto mais uma previsão futurista!

# Previsão 1 (1999): Redes Sociais

“sites privados para amigos e família que permitem comunicação e eventos a partir deles”.

# Realidade 1 (2017)

Facebook, whatsapp, Instagram….

# Previsão 2 (1999): Publicidade à medida

“vai haver publicidade inteligente, que conhece as tuas tendências de compra e outras preferências. Se reservou uma viagem, o programa pode sugerir o que fazer nesse destino”.

# Realidade 2 (2017)

Bruxaria! Não, não é bruxaria, tem calma. Grande parte dos motores de busca sabe alguns dos teus dados pessoais (idade, género, idioma, etc) mas também os sites que visitaste e o que neles fizeste. E portanto sugerem-te produtos dentro da tua área de interesse.

Não me digas que nunca reparaste que a publicidade que aparece enquanto jogas no telemóvel não é sobre jogos que até já estiveste tentado a experimentar.

# Previsão 3 (1999): Dispositivos móveis

“Vamos usar pequenos dispositivos eletrónicos que nos permitem manter o contacto, ver notícias, reservar voos, obter informação em bolsa, etc. Serão conectados por meio de cabos ou por tecnologias que não os utilizem”.

# Realidade 3 (2017)

“Tem wifi?”, é isto que perguntas quando entras num restaurante, bar ou centro comercial. Esta é a tal “tecnologia sem cabos” que era futurista em 1999! E no teu smartphone podes usar redes socias, jogar e estar ligado a tudo e todos.

Ok, não te quero dar uma seca sobre estas previsões. Mas gostava que percebesses que olhar para o futuro é do melhor que podes fazer.

Bill Gates se calhar não falou disto, mas muitos destes avanços tecnológicos que tomas como garantidos vieram revolucionar a sociedade. O teu grupo de amigos da escola, férias, catequese ou gruo de jovens não tem um grupo de Facebook ou Whatsapp? Não partilham algumas das atividades que fazem no Instagram? Acho que até a tua paróquia já tem página no Facebook!

Tudo isto porque alguém, muitos alguéns, sonharam! Desafio-te em 90s: tenta imaginar o mundo em 2026!...É brutal não é? Sonha, não desistas! Tu podes contribuir para esse futuro.

Marcações: Tecnologia, Redes Sociais

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.