Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Como será o interior de explosão estelar? Agora já é possível saber!

0
0
0
s2sdefault

Sabes bem como o espaço é bastante complexo e confuso: quando uma estrela muito grande fica sem gás (literalmente), as entranhas fundidas da estrela desmoronam, desencadeando uma explosão gigante conhecida como uma supernova que provoca algumas alterações no espaço.

 Como uma explosão aqui na Terra, uma supernova deixa para trás grandes níveis de pó e de gás que tornam difícil ver o que resta no centro. Mas agora, os cientistas conseguiram comparecer dentro das conseqüências de uma supernova, e dois novos artigos com grupos sobrepostos de autores compartilham o que encontraram.Como uma explosão aqui na Terra, uma supernova deixa para trás poeira e gás que tornam difícil ver o que resta no centro.Mas agora, os cientistas conseguiram de uma maneira impressionante entrar dentro desta explosão, estando já a surgir artigos sobre o fenómeno.

Os cientistas estudaram uma supernova conhecida como 1987A. É a explosão mais próxima da Terra em séculos, apenas a 166 mil anos-luz na vizinha Grande Nuvem de Magalhães, para que possamos obter um olhar excepcionalmente bom. E como é uma explosão relativamente recente, suas partes estão menos confusas.


A equipa de cientistas tinha uma ferramenta útil ao seu lado, o Atacama Large Millimeter / submillimeter Array, conhecido como ALMA. É um conjunto de 66 antenas espalhadas por um plato nos Andes chilenos para imitar um telescópio gigante. Este telescópio consegue ver ondas milimétricas, mais longas do que a luz que os nossos olhos conseguem ver , o que permite ver através do gás, poeira e o resto da dessarrumação  após a explosão.


Um dos novos artigos, publicado no Astrophysical Journal Letters, cria uma imagem 3-D da estrutura do que resta no centro da supernova 1987A. Essa imagem mostra um emaranhado irregular de monóxido de silício em roxo e monóxido de carbono em amarelo (sim, é a mesma coisa para a qual as casas têm um detetor agora). A aglomeração não corresponde ao que os modelos gerais diziam inicialmente, embora os astrónomos concluam que estes modelos estejam no caminho certo.

 

O outro artigo, publicado na Royal Astronomical Society, identifica as moléculas específicas deixadas no núcleo da supernova. Muitos desses são os astrónomos de compostos vistos na sequência desta e outras supernovas antes, mas também detectaram pequenas quantidades de dois produtos químicos que nunca antes foram conectados a novas supernovas.O outro artigo, publicado em Mensagens Mensais da Royal Astronomical Society, identifica as moléculas específicas deixadas no núcleo da supernova. Muitos destes cientistas assistiram à sequência de formação da supernova , mas também detectaram pequenas quantidades de dois produtos químicos que nunca antes foram associados a supernovas.

Essas duas moléculas são monóxido de enxofre e uma partícula carregada chamada formilium. Os cientistas querem continuar a usar os  dados  do ALMA para ver se podem existir outras moléculas que os estudos de supernova anteriores perderam. Os investigadores acham que a presença desses dois novos produtos químicos pode significar que precisamos repensar  nossa compreensão de como uma supernova realmente funciona - a explosão pode deixar uma combinação muito fria de moléculas diversas.

Isso seria bastante paralelo às condições encontradas nos lugares onde as estrelas nasceram, levando a equipa a perguntar se as mortes violentas de velhas estrelas só podem ajudar a inaugurar a próxima geração de estrelas.

Marcações: Ciência, Supernova, Estrelas

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.