Meus queridos avós

0
0
1
s2smodern

Na atualidade, quase todos temos avós com muita vitalidade. Vivam eles em nessa casa ou na sua, os avós merecem que falemos deles.

Quando se é criança, os avós estão ao lado dos seus pequenos netos para brincar com eles, para os ajudar e, eventualmente, para enxurgar alguma lágrima, fruto de algum conflito com os pais ou irmãos mais velhos. Quando se chega à adolescência os netos já gostam de ser tratados como crianças. Contudo, os avós continuam a ser importantes. Como disse alguém, eles continuam a ser ilhas  ternura e de felicidade ao abrigo das tempestades ao longo da nossa vida

Necessitamos deles

Os adolescentes necessitam deles. Pela sua experiência de vida, sentem-se geralmente mais à vontade com eles do que com os pais. Estando fora do núcleo familiar -pais e filhos- é possível certamente uma comunicação mais verdadeira e mais afectiva com os avós. Há coisas que se lhes podem dizer mas que se ocultam aos pais. Além disso, os avós têm mais tempo para escutar os netos. Enquanto os pais andam atarefados no trabalho, os avós, pelo menos muitos deles, têm mais tempo livre. E, de facto, os adolescentes necessitam muito de alguém que lhes dê afecto, os escute e lhes diga uma palavra amiga. É evidente que, atualmente, cada famíia vive uma situação particular. Há as famílias monoparentais, onde só está o pai ou a mãe, por causa do divórcio ou outras razões; há as famílias onde os avós ainda têm lugar. Há ainda quem viva apenas com o avô ou o avó. Seja como for, a sua presença é importante, Por exemplo, para servirem de intermédios quando se trata de fazer as pazes. Serão eles a desdramatizar os conflitos, mas sem nunca porem em causa a autoridade dos pais. 

Necessitam de nós

Se é verdade que os netos necessitam dos avós também estes precisam dos netos. Certamente que já presenciámos como há avôs e avós que vivem numa amarga solidão. Embora não sendo abandonados pelos filhos, a realidade é que muitos deles aguardam ansiosos que chegue o fim de semana, para se encontrarem com familiares. Os netos têm uma bela missão a cumprir: visitar os seus avós, escutar as suas histórias, levar-lhes o dom da alegria.

Será que os netos de hoje conseguem dedicar algum do seu tempo livre a estar com eles, ajudando-os no jardim, ensinando-lhes a utilizar o computador e a navegar na Internet?. Os avós temem a solidão. Serão os netos a tornar possível que o seu sorriso não murche, as suas rugas não aumentem, a sua alegria de viver seja grande. É dando que se recebe.

Manifestações de afeto

Para concluir, sugerimos algumas atitudes:

  • Não esquecer o dia de anos dos avós e felicitá-los.
  • Enviar-lhes um postal por ocasião de uma viagem.
  • Teleforna-lhes pelo menos uma vez ao mês para os saudar.
  • Quando se estás com eles, tirar fotografias e oferecer-lhas.
  • Não esquecer que o Dia Mundial dos Avós é a 26 de Julho.

Marcações: Família, Avós

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias