Meus queridos avós

0
0
1
s2smodern

Na atualidade, quase todos temos avós com muita vitalidade. Vivam eles em nessa casa ou na sua, os avós merecem que falemos deles.

Quando se é criança, os avós estão ao lado dos seus pequenos netos para brincar com eles, para os ajudar e, eventualmente, para enxurgar alguma lágrima, fruto de algum conflito com os pais ou irmãos mais velhos. Quando se chega à adolescência os netos já gostam de ser tratados como crianças. Contudo, os avós continuam a ser importantes. Como disse alguém, eles continuam a ser ilhas  ternura e de felicidade ao abrigo das tempestades ao longo da nossa vida

Necessitamos deles

Os adolescentes necessitam deles. Pela sua experiência de vida, sentem-se geralmente mais à vontade com eles do que com os pais. Estando fora do núcleo familiar -pais e filhos- é possível certamente uma comunicação mais verdadeira e mais afectiva com os avós. Há coisas que se lhes podem dizer mas que se ocultam aos pais. Além disso, os avós têm mais tempo para escutar os netos. Enquanto os pais andam atarefados no trabalho, os avós, pelo menos muitos deles, têm mais tempo livre. E, de facto, os adolescentes necessitam muito de alguém que lhes dê afecto, os escute e lhes diga uma palavra amiga. É evidente que, atualmente, cada famíia vive uma situação particular. Há as famílias monoparentais, onde só está o pai ou a mãe, por causa do divórcio ou outras razões; há as famílias onde os avós ainda têm lugar. Há ainda quem viva apenas com o avô ou o avó. Seja como for, a sua presença é importante, Por exemplo, para servirem de intermédios quando se trata de fazer as pazes. Serão eles a desdramatizar os conflitos, mas sem nunca porem em causa a autoridade dos pais. 

Necessitam de nós

Se é verdade que os netos necessitam dos avós também estes precisam dos netos. Certamente que já presenciámos como há avôs e avós que vivem numa amarga solidão. Embora não sendo abandonados pelos filhos, a realidade é que muitos deles aguardam ansiosos que chegue o fim de semana, para se encontrarem com familiares. Os netos têm uma bela missão a cumprir: visitar os seus avós, escutar as suas histórias, levar-lhes o dom da alegria.

Será que os netos de hoje conseguem dedicar algum do seu tempo livre a estar com eles, ajudando-os no jardim, ensinando-lhes a utilizar o computador e a navegar na Internet?. Os avós temem a solidão. Serão os netos a tornar possível que o seu sorriso não murche, as suas rugas não aumentem, a sua alegria de viver seja grande. É dando que se recebe.

Manifestações de afeto

Para concluir, sugerimos algumas atitudes:

  • Não esquecer o dia de anos dos avós e felicitá-los.
  • Enviar-lhes um postal por ocasião de uma viagem.
  • Teleforna-lhes pelo menos uma vez ao mês para os saudar.
  • Quando se estás com eles, tirar fotografias e oferecer-lhas.
  • Não esquecer que o Dia Mundial dos Avós é a 26 de Julho.

Marcações: Família, Avós

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.