Simone Veil e Helmut Kohl - duas grandes perdas para a Europa

0
0
1
s2smodern

O mês de junho de 2017 fica marcado, a nível europeu, não só pelo impasse do início das negociações do Brexit, mas pela morte de duas figuras importantes da construção europeia: Simone Veil e Helmut Kohl.

 

Simone Veil foi uma política francesa de centro-direita. De origem judaica, a sua infância é marcada pela Segunda Guerra Mundial, não só pela invasão alemã e pela política do governo de Vichy, mas porque foi um dos milhões que sentiu na pele o Holocausto. Simone, com 17 anos, viu a sua família ser separada, e é enviada para Auschwitz juntamente com a mãe e uma irmã. Só ela e mais duas irmãs é que sobrevivem ao Holocausto, das seis pessoas que compunham a sua família antes da guerra.

Resultado de imagem para simone veil e helmut kohl

Simone Veil no Parlamento Europeu

Veil fica conhecida na política francesa quando, na década de 70, enquanto ministra da Saúde do governo de Chirac, trava uma batalha pela legalização da interrupção voluntária da gravidez. É importante referir que o fez, apesar desta medida não ser popular nas hostes da direita francesa naquela altura. Em termos europeus, Simone Veil fica na história como a primeira Presidente do Parlamento Europeu eleita e foi uma figura relevante na evolução da CEE da altura para a atual UE. Feminista convicta, é lembrada pelos franceses pela forma como defendia as suas ideias e como prova viva dos horrores do Holocausto.

Helmut Kohl foi um político alemão de centro-direita. Sentiu a Segunda Grande Guerra como soldado, aos 12 anos, nos últimos meses da guerra e viu com os seus olhos a morte, a destruição e a fome com que os Nazis presentearam a Alemanha. Kohl foi Chanceler alemão de 1982 a 1998 e é o principal responsável pela Europa que surgiu depois da queda do Muro de Berlim. Kohl, juntamente com Miterrand, presidente francês na década de oitenta, começa a pensar e arquitetar o aprofundamento da integração europeia e a criação da moeda única (Euro). Em paralelo, começa a preparar a reunificação alemã. Após a Segunda Guerra, a Alemanha é dividida em duas (RFA e RDA), sendo que a RDA pertencia ao bloco soviético. Kohl, devido à sua excelente relação com Gorbachev (líder da União Soviética), consegue convencer a URSS, e mais tarde os EUA e o resto da Europa, da necessidade de uma reunificação alemã. Usa para isso o aprofundamento da UE, dizendo que desejava uma Alemanha europeísta e não uma Europa alemã. O seu trabalho foi fundamental, não só na forma pacífica como a Alemanha se reunificou, como em toda a transição democrática que ocorreu na europa de leste com o fim da União soviética.

Resultado de imagem para helmut kohl in the berlin wall

Helmut Kohl no dia da Queda do Muro de Berlim - 9/11/1989

Junho levou dois dos pais desta europa em que vivemos e que, de vez em quando, pomos em causa e nos queixamos. Kohl e Veil eram europeístas convictos porque sentiram na pele o resultado de uma europa de nações, como muitos milhões antes deles. A Europa tem um passado de sangue, de nações e povos em conflito. Se queremos honrar a memória destas duas personalidades que nos deixaram, devemos ter sempre presente que somos uma Europa de Povos Europeus e não uma europa de nações.

Marcações: Política, União Europeia, Atualidade

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 4 filmes para ver no Dia do Pai

    4 filmes para ver no Dia do Pai

    No Dia do Pai, nada melhor que um "serão cinematográfico" para celebrar todo o amor que recebes do teu pai. Deixamos-te algumas sugestões de filmes para veres neste dia especial.

  • Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Já muito se diz sobre o quão acelerados são os tempos em que vivemos. Além da distração,os mesmos aumentam os níveis de stress e ansiedade. Neste sentido, investigadores do Reino Unido debruçaram-se sobre como a meditação e o mindfulness pode contornar estes sintomas.

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Depois de ter anunciado o Evangelho na Galileia, Jesus vai a caminho de Jerusalém. Como preparação para esta nova etapa da sua vida, começa a rezar. Sobe a um monte, o lugar de encontro com Deus. Leva consigo os seus discípulos de mais confiança: Pedro, João e Tiago.

  • As cores da Quaresma

    As cores da Quaresma

    Na quaresma a cor litúrgica predominante é o roxo. Mas também se usa o rosa. E porque é que nas festas se usa o branco? Quantas cores há na liturgia afinal?

  • Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Provavelmente já ouviste alguma pessoa mais velha da tua família a começar uma frase com a expressão “No meu tempo..." Este padrão nostálgico tem a ver com o facto de que tudo, tudo mesmo, muda a uma velocidade absurda. Queres um exemplo? As pessoas nascidas nos anos 80 ou antes disso têm lembranças nítidas de como era a vida sem internet, sem redes sociais e, inclusive, sem telemóvel.

  • Quaresma - dar a vida em esmola

    Quaresma - dar a vida em esmola

    Depois de termos aprofundado o sentido do jejum hoje falamos sobre a segunda “arma” que a Igreja nos aconselha para vencer o pecado neste tempo da quaresma: a esmola.

  • Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Não é segredo nenhum que a indústria da moda é a que mais contribui para a poluição do nosso planeta. Entre aterros acumulados com roupas deitadas fora, toneladas de água desperdiçada usadas para tingir tecidos todos os dias e microfibras prejudiciais que são colocadas nos oceanos, a necessidade de grandes mudanças nunca foi tão grande.

  • Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Ben Sadok não tinha um caráter fácil. Tinha sobretudo o vício de destruir tudo o que de belo e bom via à sua volta.

  • O que é isso do

    O que é isso do "Momo Challenge"?

    A não ser que andes a viver numa toca, de certeza que tens sido bombardeado com uma imagem de uma boneca assustadora, a entupir o teu feed no instagram, aterrorizando-te no Twitter ou no facebook. Bem-vindo ao Desafio MOMO.

  • Vem aí uma série sobre

    Vem aí uma série sobre "O Senhor dos Anéis"

    Se antes os nossos pais tinham de comprar pacotes de canais televisivos da mesma operadora, hoje temos de pedir para aderir a mais do que um serviço de streaming. A Amazon Prime está a preparar uma das séries mais caras de sempre - Senhor dos Anéis. 

  • 40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    Há pouco tempo acompanhei uma missão juvenil e um dos missionários perguntou-me, mais ou menos com estas palavras: “Não se podia resolver isto da preparação para a Páscoa mais depressa? Sei lá…uma novena (9 dias) ou um tríduo (3 dias)?”. Eu respondi exatamente com estas palavras: “poder, podia…mas não era a mesma coisa!”

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    O deserto é um lugar misterioso, onde tanto a sobrevivência como a morte caminham lado a lado. Um lugar desafiante, onde também Deus conduz os profetas para lhes poder falar ao coração, onde caminha com o povo hebreu, partilhando a sua vida.