Simone Veil e Helmut Kohl - duas grandes perdas para a Europa

0
0
1
s2smodern

O mês de junho de 2017 fica marcado, a nível europeu, não só pelo impasse do início das negociações do Brexit, mas pela morte de duas figuras importantes da construção europeia: Simone Veil e Helmut Kohl.

 

Simone Veil foi uma política francesa de centro-direita. De origem judaica, a sua infância é marcada pela Segunda Guerra Mundial, não só pela invasão alemã e pela política do governo de Vichy, mas porque foi um dos milhões que sentiu na pele o Holocausto. Simone, com 17 anos, viu a sua família ser separada, e é enviada para Auschwitz juntamente com a mãe e uma irmã. Só ela e mais duas irmãs é que sobrevivem ao Holocausto, das seis pessoas que compunham a sua família antes da guerra.

Resultado de imagem para simone veil e helmut kohl

Simone Veil no Parlamento Europeu

Veil fica conhecida na política francesa quando, na década de 70, enquanto ministra da Saúde do governo de Chirac, trava uma batalha pela legalização da interrupção voluntária da gravidez. É importante referir que o fez, apesar desta medida não ser popular nas hostes da direita francesa naquela altura. Em termos europeus, Simone Veil fica na história como a primeira Presidente do Parlamento Europeu eleita e foi uma figura relevante na evolução da CEE da altura para a atual UE. Feminista convicta, é lembrada pelos franceses pela forma como defendia as suas ideias e como prova viva dos horrores do Holocausto.

Helmut Kohl foi um político alemão de centro-direita. Sentiu a Segunda Grande Guerra como soldado, aos 12 anos, nos últimos meses da guerra e viu com os seus olhos a morte, a destruição e a fome com que os Nazis presentearam a Alemanha. Kohl foi Chanceler alemão de 1982 a 1998 e é o principal responsável pela Europa que surgiu depois da queda do Muro de Berlim. Kohl, juntamente com Miterrand, presidente francês na década de oitenta, começa a pensar e arquitetar o aprofundamento da integração europeia e a criação da moeda única (Euro). Em paralelo, começa a preparar a reunificação alemã. Após a Segunda Guerra, a Alemanha é dividida em duas (RFA e RDA), sendo que a RDA pertencia ao bloco soviético. Kohl, devido à sua excelente relação com Gorbachev (líder da União Soviética), consegue convencer a URSS, e mais tarde os EUA e o resto da Europa, da necessidade de uma reunificação alemã. Usa para isso o aprofundamento da UE, dizendo que desejava uma Alemanha europeísta e não uma Europa alemã. O seu trabalho foi fundamental, não só na forma pacífica como a Alemanha se reunificou, como em toda a transição democrática que ocorreu na europa de leste com o fim da União soviética.

Resultado de imagem para helmut kohl in the berlin wall

Helmut Kohl no dia da Queda do Muro de Berlim - 9/11/1989

Junho levou dois dos pais desta europa em que vivemos e que, de vez em quando, pomos em causa e nos queixamos. Kohl e Veil eram europeístas convictos porque sentiram na pele o resultado de uma europa de nações, como muitos milhões antes deles. A Europa tem um passado de sangue, de nações e povos em conflito. Se queremos honrar a memória destas duas personalidades que nos deixaram, devemos ter sempre presente que somos uma Europa de Povos Europeus e não uma europa de nações.

Marcações: Política, União Europeia, Atualidade

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.