Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Cristãos perseguidos

0
0
0
s2sdefault

As perseguições fazem parte da história dos cristãos desde a primeira hora. O primeiro a ser morto foi Santo Estevão, no tempo dos apóstolos. Hoje ainda há mártires. E são milhões em todo o mundo.

Uns são assassinados, outros são considerados como cidadãos de segunda classe, outros têm de viver como clandestinos. E tudo porque são seguidores de Nazaré e querem dar testemunho da sua fé. No Egipto, os cristãos são considerados infiéis e por isso não têm acesso ao funcionalismo público, reservado apenas para os muçulmanos.

Na Arábia Saudita é proibido qualquer lugar de culto. Este país, que gasta milhões de dollares para financiar a construção de mesquitas em todo o mundo, impede que os cristãos celebrem a sua fé. Na China, as autoridades destroem igrejas e a cada passo chegam-nos notícias de bispos e sacerdotes que são presos.

Na Coreia do Norte, de regime comunista, as medidas repressivas contra os cristãos incluem prisão, troturas e execução.No Sudão, país africano, o cristianismo não é aceite e não há autorização para construir igrejas.

Em Israel, os cristãos são cidadãos de segunda classe e não têm condições para viver dignamente, pois não têm acesso a empregos. A lista podia continuar. Os cristãos continuam a ser incómodos para muitas pessoas.

 As razões são muitas

Uma das razões que explicam estas perseguições é o fundamentalismo islâmico, que pretende conservar a religião de Maomé na sua forma original.

Nos países onde os governo são mais autoritários, não se permite outra religião senão o Islmamismo. Nestes países, os cristãos, são consderados infiéis e devem ser condenados à morte. Em Bangladesh, por exemplo, foram martirizadas mais de 2.000 pessoas.

No elenco dos países proibidos aos cristãos, está também o Iraque. Com a chegada dos americanos rensaceu o extreminismo dos muçulmanos xiitas, que identificam os cristãos com os amricanos.

Uma outra razão que explica as perseguições etsá no facto de cristãos denunciarem as injustiças. Ao projetarem a luz do Evangelho sobre a realidade, vêem que há situações de pecado a oprimirem os povos, e dizem livrememnte que são necessárias mudanças. Os governos totalitários não gostam de críticas e preseguem então os que defendem os oprimidos.

 Por exemplo, nas Honduras, que fica na America Central, há empresas que todos os anos abatem centenas de quilómetros de florestas. Os cristão uniram-se aos ambientalistas para se oporem à destruição de um dos pulmões verdes da terra, e esta denúncia custou a vida a dez sacerdotes.

Sereis perseguidos

Tudo isto nada tem novidade, pois Jesus Cristo, durante a sua vida pública,advertiu os seus descíplos de que, se o perseguiam a ele, também o preseguiriam a eles.

Não é por acaso que os doze primeiros, à exceção de um, morreram mártires. Seguiram-se os muitos mártires de Roma, para diversão dos imperadores e depois tantos outros ao longo de dois mil anos de cristianismo.

 

Marcações: Valores, guerra, EUA , Vida, Islamismo, América, Cristãos, Muçulmanos, Conflitos

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.