Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Testes em animais e o cuidado com os rótulos

0
0
0
s2sdefault

Todos nos sentimos incomodados quando este tema é abordado. Não precisamos ser seguidores do modo de vida vegan para sentirmos um arrepio quando sabemos que vamos usar algum creme e que este foi testado em animais sem que estes tivessem a oportunidade de escolher. 

Até há pouco tempo o mercado dos cosméticos dependia deste tipo de testes por serem muito mais baratos para as grandes companhias que gerem este negócio de milhões. Mas a verdade é que a maioria das empresas está a abraçar uma filosofia mais sustentável e amiga do ambiente abandonando estas práticas. Estudos de 2016 indicam que uma grande percentagem, principalmente de mulheres, não se importa de gastar um pouco mais em produtos que não envolvam testes em animais e que perdem efetivamente tempo a verificar os rótulos para terem essa garantia.

Assim, esta crescente preocupação dos próprios consumidores vai levar a que as próprias marcas sejam obrigadas a abolir esta prática cruel.

Mas então porque é que ainda há de facto a realização destes testes em animais? Porque, apesar de a União Europeia ter banido desde 2013 essa possibilidade, a lei ainda tem lacunas que as marcas conseguem contornar. E vejamos o caso extra-UE… a China, por exemplo, é um grande consumidor de cosméticos. Os produtos que lá chegam a partir da UE podem até ser cruelty free mas as leis da China exigem que haja, de facto, a realização de testes em animais! Assim, as marcas sujeitam-se, como é óbvio, às exigências dos seus consumidores. Os próprios rótulos incluem essa informação Produto não testado em animais mas sujeito às leis internas do país.

O que podemos então fazer? Termos o cuidado de verificar os rótulos e acreditar que, uma vez que o nosso paraíso mediterrâneo faz parte da UE, a informação lá contida é verdadeira. E estarmos, claro, atentos às informações que vamos obtendo de agências como a PETA quando estas denunciam alguma marca específica. 

Vamos fazer este esforço pelo bem de todos? 

Marcações: Ciência, União Europeia, Animais, Indústria

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.