Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Cabeça na Lua? Sim, por favor!

0
0
0
s2sdefault

Estás com a cabeça na lua! Já devem ter sido centenas as vezes que ouviste a tua mãe dizer-te isto quando estás distraído a ver aquele programa de tv brutal e dispensas ser incomodado para colocar os pratos na mesa para o jantar. Agora já podes responder e dizer que na realidade estás com a cabeça num dos 10 novos planetas com possibilidade de vida descobertos pela NASA.

 

É verdade, o observatório espacial Kepler (assim se chama a sonda) tem andado pelo espaço à procura de novos planetas. Mas tal como tu tens objectivos bem definidos na escola ou nos treinos de futebol ou vólei, também aqui eles existem: determinar quantos planetas do tipo da Terra há nas zonas em redor de uma estrela (sem serem muito quentes ou muito frios para que possam albergar vida) e caracterizar esses mesmos planetas. Resumindo, este aparelho tira muitas e muitas fotografias e depois os cientistas especializados pegam nelas e tentam determinar que novas informações conseguem obter.

Interessante? Acredito que na maior parte do tempo não descubram nada que te interesse a ti ou a mim. Mas neste caso, divulgaram informação que revela que existem 200 novos candidatos a planeta e 10 deles com condições semelhantes ao planeta que melhor conhecemos: a Terra.

Não fiques já super entusiasmado a pesquisar onde se podem comprar os bilhetes para enviar #irmãosmaisnovosechatos para os novos planetas. Ainda há muito a fazer (quem sabe não será uma área interessante para seguires no futuro), para conhecer, para investigar e tens também que considerar que a distância não é como ir de tua casa ao cinema. Talvez estejam a uns bons anos-luz de distância!

Mas atenção, os cientistas da NASA não afirmam que estes planetas têm vida, apenas teorizam essa possibilidade. Mas seria engraçado não seria? Bem podes puxar pela imaginação e tentar descobrir que possíveis espécies de organismos um novo planeta poderia alojar. Até pode ser um bom tema de conversa para a próxima vez que fores com o grupo do costume à esplanada numa destas (árduas) tardes de férias. Quem sabe não serás tu um dos conquistadores destes novos planetas. Ou então seres um dos responsáveis pela organização da sociedade, por criares um planeta justo e agradável para todos, talvez corrigires algumas coisas que não fazem muito sentido por cá...

Estás outra vez com a cabeça na Lua! Já te chamei 3 vezes!

Não mãe, estava só a pensar como seriam as férias no planeta LHS 1140b, fica a 40 anos-luz de distância de nossa casa. Será que lá posso ir um destes dias?

Marcações: Ciência, Terra, Planetas, NASA

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.