Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

O que é isso da trovoada seca?

0
0
0
s2sdefault

As trovoadas a que estamos mais acostumados surgem associadas a tempo húmido e geralmente até com precipitação bastante intensa.No entanto, a trovoada ocorre, tanto em tempo seco como húmido, devido às diferenças de potenciais elétricos nas partículas do ar.

 

Isto é, as nuvens acumulam uma grande carga eléctrica associada à água que lá existe (todos sabemos que a água é condutora de água, tal como tantos outros materiais) e quando chegam a um determinado nível, essa carga é descarregada sobre a forma de relâmpagos.

No caso da trovoada seca, o ar absorve a água da mesma forma, mas como o tempo é seco, essa água existe num nível tão baixo que rapidamente passa do estado líquido ao gasoso, levando a uma aceleração dessa descarga eléctrica.

Mas para além destas condições atmosféricas, há ainda outro factor que ajudou a que o fogo se espalhasse de forma tão rápida naquela região… Portugal sofre de um grave problema a nível florestal que é o facto de que numa grande parte do território, aquelas que deviam ser as espécies autóctenes a povoar essa região, são substituídas maioritariamente por eucaliptos e pinheiros bravos. Este tipo de árvores têm, entre outros, o problema de serem espécies com mais óleos vegetais e que portanto ardem mais rapidamente.

As espécies autóctenes (próprias daquela região/clima) têm a vantagem de arderem de forma mais lenta em caso de incêndios e de protegerem de forma muito mais equilibrada a absorção dos minerais do solo e também da sua sustentação. Ao contrário, os eucaliptos e pinheiros que são abundantemente plantados, beneficiam as empresas madeireiras, pois crescem muito mais rapidamente que os carvalhos, sobreiros, azinheiras, teixos, etc. que deveriam ser as árvores que mais devíamos ver no nosso país.   

Fica com um vídeo registado este sábado em Pedrógão Grande, poucos momentos antes do incêndio começar:

Marcações: Trovoada Seca, Incêndios,

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.