Os dias difíceis da Venezuela

0
0
1
s2smodern

O socialismo do século XXI é um termo político muito usado para descrever uma interpretação muito própria dos princípios socialistas, por parte do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez. A verdade é que, na altura, ninguém entendia muito bem o que é que ele queria dizer, mas hoje em dia os venezuelanos sofrem as consequências de um modelo político que foi vendido como a solução ideal para alcançar a igualdade das classes sociais.

 

Frases como Ser rico é mau, é desumano e insultos públicos para com aqueles que pensam diferente têm sido expressas nos últimos 18 anos, criando um ambiente hostil onde venezuelanos lutam até à morte por divergências políticas. Baseado num sistema de educação gratuita a partir de 1870, o socialismo do século XXI abriu novas escolas, para que aqueles que não contam com recursos financeiros possam estudar, mas tudo a um custo elevado, doutrinando jovens com princípios socialistas, eliminando, assim, a diversidade de pensamentos. Então, certamente isto será igualdade, igualdade de pensamento.       

O socialismo do século XXI, também ofereceu igualdade económica. É por isso que em 2003, o ex-presidente Chávez criou um controlo de câmbio, sob o pretexto de evitar a fuga de capitais e fortalecer a economia venezuelana. Mas isso significa que ninguém na Venezuela pode mudar bolívares (Bs -moeda venezuelana) de dólares em qualquer banco como é feito em qualquer outro país. A partir daqui o Estado era responsável por decidir qual empresa ou pessoa é que pode obter uma certa quantidade de divisas para importar mercadorias no país ou para viajar. Por muitos anos, o governo estabeleceu uma taxa de câmbio fixa, um dos últimos foi Bs. 1.000 por dólar, mas os venezuelanos podem facilmente obter essas moedas, para poder viajar ou importar alguma coisa? A resposta é não. E o que acontece numa economia onde existe um controlo tão restrito? Sem dúvida alguma que nasce o mercado negro, onde a taxa de câmbio é variável e desta vez a taxa é de Bs 7.100 por dólar. Então aquí entendes que podes pertencer a um de dois grupos. Em primeiro lugar, o Estado pode adquirir moeda estrangeira para Bs. 1.000 e revendê-los no mercado negro a Bs. 7.100 ou o segundo grupo, que são venezuelanos comuns que ganham um salário mínimo mensal de Bs. 200.000 ou US $ 28,16 . 

Criar leis para regular os preços dos alimentos, a nacionalização de empresas produtoras de alimentos, eletricidade e água causaram a pior escassez de produtos e serviços que já existiam na Venezuela. Quando um país regula os preços dos alimentos, duas coisas acontecem: o primeiro é que quando se coloca preços tão baixos, a procura cresce de tal forma que toda a gente quer comprar, mas a oferta diminui, porque o custo de produção é muito maior do que o preço de venda, pelo que rápidamente se esgotam os stocks. Foi assim que começou o racionamento de alimentos na Venezuela, onde apenas se podia comprar comida duas vezes por semana. Dependendo do último número do nosso bilhete de identidade, os venezuelanos sabiam que dia era o de ir às compras, muito semelhante ao modelo aplicado em Cuba. Para que possas perceber aquilo que estou a dizer, há alguns meses atrás eu fui a uma farmácia para comprar uma escova de dentes, porque estava na hora de a trocar, mas quando chego à caixa para pagar, dizem-me que não posso levar a escova de dentes.

Quando eu perguntei porquê, uma vez que as escovas de dentes não são um bem regulado pelo Estado, explicaram-me que as escovas tornaram-se um bem regulamentado precisamente nesse dia, sendo que só quem tinha o último número de bilhete de identidade 5 ou 6 é que podia comprar. O meu termina em 2.  Eu tive que sair sem a escova, mas com uma grande indignação. O mesmo vale para o leite, arroz, farinha, massas, entre outras. Hoje, este método é usado apenas em alguns estabelecimentos comerciais porque quase não existem bens regulados pelo Estado, e as pessoas não têm outra alternativa senão ir ao mercado negro comprar alimentos que custam até três vezes mais do que no supermercado.

Ter o controlo de tudo transformou este governo poderoso, tendo a possibilidade de decidir a vida dos venezuelanos, até mesmo as escovas de dentes que podem usar. Ataca-se aqueles que pensam de uma forma diferente, forçando a que todos pensem de forma igual, tornando-os em seres económicamente dependentes e conformistas, porque não há tempo para pensar no futuro quando há tantos problemas no presente. É assim que funciona a igualdade socialista na Venezuela – tira a capacidade de sonhar de milhões, para manter no poder um pequeno grupo.

 

Marcações: Política, Venezuela, Atualidade

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.