#Prayforamazonia: O que está a acontecer no Brasil?

0
0
0
s2sdefault

Em todas as redes sociais, está a surgir uma nova tendência: #prayforamazonia. Esta corrente de dvulgação está relacionada com os incêndios na floresta amazónica, a decorrer há 3 semanas.

Os incêndios estão a bater recordes no Brasil. Até agora, a INPE, a agência espacial brasileira, detetou mais de 72 mil fogos, quase o dobro do número de incêndios de 2018. 

Jair Bolsonaro já comentou este pico no número de incêndiso, dizendo que antes era conhecido como "o capitão motosserra. Agora chamam-lhe Nero, pondo a floresta Amazónia em brasa".

O Presidente brasileiro diz que não é esse o caso e afirma que "estamos apenas na época das queimadas".

Já o estado do Amazonas decretou emergência no Sul e na capital Manaus há mais de uma semana. Os incêndios conseguem ver-se do espaço:

Resultado de imagem para incêndios amazónia vista do espaço

Pelas redes sociais, partilham-se imagens e explicações da importância da floresta amazónica e do seu património natural. 

Ver esta publicação no Instagram

A situação é grave! A Amazônia está em chamas! As queimadas no Brasil aumentaram 82% em relação ao ano de 2018 (dados do Inpe). Esta é a maior alta e também o maior número de registros em 7 anos no país. Ontem no período da tarde a fumaça cobriu o céu de algumas cidades do Sudeste como consequência das queimadas no Centro-Oeste e Norte. Unidades de Conservação e Terras Indígenas também sofrem com as queimadas: são 32 e 36, respectivamente. Enquanto isso, o governo promove o maior desmonte de políticas ambientais da história do país, enfraquecendo órgãos de fiscalização, flexibilizando leis que permitem a exploração de reservas naturais e ainda desprezando o Fundo Amazônia, com mais de 288 milhões que eram destinados pela Alemanha e Noruega para preservação da Amazônia. #342amazonia #queimadas #amazonia #PrayforAmazonia

Uma publicação partilhada por 🌳 (@342amazonia) a

Marcações: Política, Ciência, Ambiente, Floresta

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e Vive o Advento | Domingo III (ANO A)

    Escuta, Arrisca e Vive o Advento | Domingo III (ANO A)

    Depois de se afirmar como Messias a partir dos milagres que fazia em favor dos humildes, Jesus termina a resposta a João Batista com uma bem aventurança.

  • Mari Copeny:

    Mari Copeny: "de pequenino" é que se muda o mundo!

    Em 2014, uma grande crise no abastecimento de água na cidade de Flint (Michinga, EUA) motivou a pequena Mari Copeney, com 5 anos, a dar voz ao tatamento insuficiente das águas. 

  • Santa Teresa dos Andes: a Alegria está em todo o lado!

    Santa Teresa dos Andes: a Alegria está em todo o lado!

    Juanita Fernández Solar nasceu a 13 de Julho de 1900 em Santiago do Chile. Educada desde cedo a ajudar os outros, era conhecida pelo seu sorriso contagiante. 

  • Gustavo Carona:

    Gustavo Carona: "O mundo precisa saber" que há um mundo por mudar

    Gustavo Carona é médico anestesista português. Com 39 anos, já esteve em mais de 10 missões humanitárias em todo o mundo, desde o Congo ao Afeganistão, Iémen ou Síria. "Não poso salvar o mundo, mas posso ser feliz a tentar", é o que nos diz num livro sobre algumas das suas aventuras. 

  • Final do ano: decisões e prioridades

    Final do ano: decisões e prioridades

    Estamos no último mês do ano. Começam-se a preparar as malas para a viagem de um novo ano, novinho em folha... Ou novinho na agenda do telemóvel. 

  • Asia Bibi: A coragem de acreditar!

    Asia Bibi: A coragem de acreditar!

    Em 2010, Asia Bibi foi condenada à morte por alegadamente ter insultado o profeta Maomé e o Islão durante uma discussão com colegas de trabalho; depois de passar nove anos numa solitária, a jovem acabou por ser posta em liberdade e mudou-se para o Canadá. 

  • Harry Styles: Já conheces a ilha de

    Harry Styles: Já conheces a ilha de "Edora"?

    Harry Styles tem neste momento uma campanha de marketing incrível, com vídeos, mensagens e músicas em toda a internet. A mais recente novidade é a da olha de "Eroda" ao largo da costa inglesa.

  • Escuta. Arrisca e Vive o Advento! | Domingo II (ANO A)

    Escuta. Arrisca e Vive o Advento! | Domingo II (ANO A)

    No segundo domingo do Advento, olhamos para Maria, uma jovem mulher visitada por um Anjo de Deus. Ainda que seja igual a nós, Maria é especial – está orientada para Deus e possui uma força maior que a nossa para saber distinguir o bem do mal. 

  • Sophie Cruz: Construir famílias e não muros

    Sophie Cruz: Construir famílias e não muros

    Sophie Cruz é dada a conhecer ao mundo em 2015, quando na visita do Papa aos EUA, a pequenina corre para lhe dar um abraço. Entrega-lhe também uma carta sobre a história dos seus pais, imigrantes mexicanos à procura de lgalizar a sua situação.

  • Beato Pier Giorgio Frassatti: Sempre em

    Beato Pier Giorgio Frassatti: Sempre em "direção ao Alto"

    Pier Giorgio nasceu no seio de uma família muito rica, a 6 de abril de 1901. Filho do fundador do jornal La Stampa e de uma virtuosa pintora, foi com a mãe que Pier Giorgio absorveu o testemunho de fé e bons valores. 

  • Kay: a importância de cuidarmos de nós próprios.

    Kay: a importância de cuidarmos de nós próprios.

    Karolina é uma jovem polaca que vive atualmente em Inglaterra. Tem 26 anos, mas aos 13 começou um blog que mudou a sua vida. 

  • Músicas que desafiam:

    Músicas que desafiam: "Broken" dos Coldplay

    Nesta altura natalícia as rádios e plataformas de streaming tem sempre aquele conjunto de músicas habituais para esta época. Podemos hoje sugerir mais uma para a tua "playlist"?